sábado, 13 de abril de 2013

Atividades das oficinas de letramento do dias 11 e 12 de março de 2013

Olá pessoal!

 Chegamos a mais um final de semana, e para aqueles perderam  as oficinas desta semana ,segue abaixo algumas atividades e fotos deste momento de ensino e aprendizagem com a turma.



Complete a letra da música om X ou CH?,  S ou Z

Apostas e Certezas
CPM 22


Quantas ve___es eu fu___i
Distraindo os meus sentidos
Tantas ve__es nada qui___
Destratando os meus amigos
Outras tantas discuti
Só pra não te en___ergar
Estava aqui

Entre prome___as e despe___as
Apostas e certe___as
Cada ve___  mais

Entre promessas e despe___as
Apostas e certe___as
Cada ve___  mais

Quero fu___ir das derrotas
Sorriso na cara, estou de volta

Quero fu___ir das derrotas
Sorriso na cara, estou de volta
Algumas ve___es eu menti
Despre___ando os teus sorrisos
Todas as ve___es eu te qui___
Provocando, discutindo
Tra__  todo amor pra mim
Sem fu___ir ou me e___tranhar
Tá tudo aqui

Entre promessas e despe___as
Apostas e certezas
Cada ve___  mais

Entre promessas e despe___as
Apostas e certe___as
Cada ve___  mais

Quero fu___ir das derrotas
Sorriso na cara, estou de volta

Quero fu___ir das derrotas
Sorriso na cara, estou de volta
(Composição: Luciano / Carlos Dias)

Leitura e momento de reflexão do poema: Palco da Vida Fernando Pessoa


 Texto : ESQUISITICES de Sergio Caparelli


Metodologia: Conversar com os alunos perguntando se eles já acordaram algum dia se achando muito esquisitos, fazendo coisas estranhas, que pareciam fora do comum. Pedir que se lembrem de algum dia e contem para a turma. O monitor deve contar alguma coisa esquisita que tenha acontecido com ele. Deve ser algo engraçado.

Desenvolvimento: Dar aos alunos cópias do texto “Esquisitices”

Ler em voz alta para a turma. Fazer novamente a leitura em voz alta, pausadamente, pedindo que os alunos acompanhem em suas cópias e repetindo em voz alta. 

Produção de texto: Os alunos deverão criar uma estrofe inventando algum fato esquisito e repetindo o refrão: “Eu hoje acordei muito esquisito”.


Fechamento: Cada aluno deverá ler a sua estrofe para a turma. Após a leitura, todos juntarão suas estrofes formando um texto só. O professor escreverá no quadro a poesia criada pelos alunos. Na aula seguinte, poderá levar o texto digitado e distribuir as cópias aos alunos.

Esquisitices

Eu hoje acordei
Muito esquisito.

Já comi o pé da mesa
E bebi café com mosquito,
Fui à praia e no mar,
Pesquei um peixe frito.

Eu hoje acordei
Muito esquisito.

Dei bom-dia pra cavalo
E relinchei pro cabrito,
Me pendurei no varal:
Logo que estiver seco, grito!

Eu hoje acordei
Muito esquisito.

Cuspi fogo na toalha
E engoli um periquito
Eu tô que tô: eu, hoje,
Muito esquisito!

Sérgio Caparelli


Fotos:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário