domingo, 9 de junho de 2013

Projeto Festas Juninas

Projeto Festas Juninas
No Mais Educação


MONITORES

TIAGO  MUNIZ
 WESLEI DE FREITAS 
ANDERSON ALVES 
GEISYANNE  DIAS
MARIA APARECIDA FREITAS
MIGUEL SOARES 

 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O presente projeto pedagógico: Festas Juninas no Mais Educação foi preparado para a E.M.E. F. “Ulisses Maurício de Pontes”, como implicação para estudo sobre a temática nas relações com o Projeto Mais Educação do Governo Federal. Acreditamos que seja útil aos interessados trabalhar esse tema.


1 Identificação


Temática: Festas Juninas
Tempo de execução: 10 dias 
Áreas envolvidas: Tecnologias Educacionais, Danças, Banda Fanfarra, Rádio Escolar, Laboratório, feiras e projetos científicos e Letramento.
Abrangência do Projeto: 6º ao 9º do Ensino Fundamental


2 Justificativa


            O mês de Junho consecutivamente desperta um amplo empenho nos alunos em trabalhar o assunto “Festa Junina”. O mês é marcado por grandes festividades, sendo que a culminância da festa acontece no dia 23, noite de São João. São comuns em todas as regiões do Brasil os festejos juninos, mas na região Nordeste esses festejos recebem maior proporção. Essas festas abrangem toda a comunidade nos preparativos, com a ornamentação de ambientes, comidas típicas, músicas folclóricas, etc. No contexto escolar o mesmo acontece sendo que a escola assume um papel importante no resgate e valorização dessas tradições.


3 Objetivos

3.1 Objetivo Geral:


            Enriquecer o conhecimento dos alunos quanto aos costumes que envolvem as festas juninas, para que os mesmos possam valorizar essas tradições culturais.


3.2 Objetivos Específicos:


            Conhecer a origem das festas juninas;
            Compreender como são comemoradas essas festividades em alguns lugares do mundo;
            Estudar a simbologia e riqueza de tradições que envolvem as festas;
            Apreciar e conhecer as características rítmicas – musicais que compõem as festividades;
            Estudar a culinária apreciada nessas festas;
            Estimular a criatividade, a imaginação e o envolvimento dos alunos em torno da temática, mediante produções textuais orais ou escritas, pesquisas e atividades artísticas;
            Fazer com que os alunos desenvolvam sua criatividade de raciocínio lógico e que aprendam a respeitar seus colegas trabalhando em equipe;
Reconhecer e fazer uso de linguagem poética, quando a sonoridade;
            Favorecer o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade e imaginação por meio da musica popular, proporcionar a observação das características inerentes ao gênero;


3.3 Objetivo compartilhado:


            Realizar um festival de cultura junina, no qual os alunos apresentarão os conhecimentos adquiridos acerca da temática e suas produções nas várias áreas disciplinares que dão suporte ao estudo.


4 Procedimentos Metodológicos e Atividades


Sugestões:
·                     Em Tecnologias Educacionais: pesquisas na internet acerca da origem das festas juninas e resumo do conteúdo pesquisado (atividade individual); Pesquisa na Internet sobre as comemorações juninas em outros lugares do mundo, apresentação de seminários sobre o assunto (atividade em grupo- cada grupo fala sobre as tradições em um local diverso); 
·                     Em Danças, Banda Fanfarra e Rádio Escolar: aulas expositivas e dialogadas sobre as tradições juninas, propor a construção de toda a simbologia junina através de criações artísticas que representem as festas (maquetes); Pesquisar na internet as características dos ritmos juninos: forró, xote e xaxado e como se dança esses ritmos ou pesquisar os tipos de quadrilhas juninas. Expor os resultados das pesquisas através de aulas expositivas e dialogadas;
·                     Em Laboratório, feiras e projetos científicos: Pesquisar na internet os alimentos que fazem parte da culinária junina e como são produzidos. Elaborar resumos do conteúdo;
·                     Em Letramento: trabalhar os gêneros textual paródia (ler, interpretar e criar paródias); Reescrita das Paródias; Estilo musical- paródia musicalizada.
5 Recursos materiais


            Computador, impressora, Internet, papeis diversificados, colas, tesouras, isopor, aparelhos de som, data show, entre outros.


 6 Avaliação


            A avaliação será mediante a observação do envolvimento individual e coletivo dos alunos frente às atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto.


7 Culminância


            Para a culminância do projeto a proposta é realizar um Festival de Cultura Junina, com organização de apresentações das produções por área disciplinar. 

 Observações:


            Sites de referência para as pesquisas: suapesquisa.com e Wikipédia.
            Como a proposta envolve diretamente seis áreas disciplinares, seria interessante que se escolhesse apenas seis grupos para apresentar as produções na culminância e o restante da escola participaria como expectador.       Ao final poderia ser servido um lanche coletivo, com algum tipo de comida típica.


Sertãozinho-PB

Junho/2013

Um comentário:

  1. Mais um projeto realizado com sucesso. Que Deus nós abençoe e que a cada dia mais possamos realizar nosso trabalho na certeza que estamos contribuído para a melhoria da educação de nosso Sertãozinho.

    Parabéns a todos os nossos educandos do + EDUCAÇÃO

    ResponderExcluir