segunda-feira, 29 de julho de 2013

Oficinas de Letramento 29/07/2013



DINÂMICA 1- BOM DIA!


-          Entrar na sala e dizer: BOM DIA!. De forma bem expressiva.
-          Esperar que a turma responda.
-          Dizer a turma: Quando eu disse bom dia, eu desejei a todos, muita saúde, muita tranquilidade e bons estudos!.
-          Questionar:
quando responderam o meu bom dia, o que vocês, de fato, desejaram-me?
Deixar que o grupo se manifeste.
Todos pensaram em tudo isso que estão dizendo que o bom dia de vocês significou?
Muitas vezes apenas a nossa boca diz BOM DIA! Não pensamos no que isso significa.

- O que é necessário para que tenhamos um BOM DIA!

DINÂMICA 2 – APRESENTAÇÃO

Organização do ambiente: colar uma fita adesiva no chão, dividindo o espaço ao meio;
                                           dividir o grupo em dois subgrupos;
                                           cada subgrupo deve se posicionar de um lado do espaço, que foi dividido ao meio;
                                         
Processo: os participantes devem obedecer às ordens do professor/ monitor à medida que ele as anuncie.

Professor/ Monitor:
1-       quem tiver o nome começado por M, fique na linha. (pedir que cada um diga o nome e saia da linha).
2-       quem gosta de música sertaneja, fique na linha(cada um diz sua música favorita)
3-       quem tiver o nome começado por A, fique na linha.
4-       quem não gosta  do professor, fique na linha (caso alguém fique na linha, perguntar o porque?).
5-       quem tem o nome começado por J, fique na linha.
6-       Quem considera o professor um amigo/ irmão , fique na linha

Sugestões para intercalar as letras:
-    quem gosta de dançar, fique na linha (gosta de dançar algum ritmo específico?)
-    quem não gosta de abraço , fique na linha (NÃO GOSTA??? )
-    quem gosta de ler romances, fique na linha (qual o melhor romance que você leu? Quem é o autor?)
-    quem gosta de ler jornais, fique na linha.( qual o jornal que você mais gosta?)
-    quem tem  um belo sorriso, fique na linha.
-    quem está disponível para novas amizades, fique na linha.
-    Ir chamando as letras até que todos tenham se apresentado.



TRABALHO EM GRUPO:
Dividir a turma em 6 grupos. (cada participante recebe um número, 1-2-3-4-5-6 e depois se agrupam por número: grupo do número 1, grupo do número 2...).

Atividade
1- Siga o código e sublinhe o sujeito, se estiver expresso.
(1)    Sujeito simples
(2)    Sujeito composto
(3)    Sujeito oculto
(4)    Sujeito indeterminado
(5)    Oração sem sujeito
(   ) Professor, querem sair mais cedo.
(   ) Amigos e oponentes verdadeiros estão sempre atentos.
(   ) Alguém bateu à porta.
(   ) Trata-se de uma matéria importante.
(   ) Não gostei!
(   ) Há alunos estudiosos nesta sala.
(   ) Vende-se esta casa.
2- Escreva novos exemplos de sujeito simples, composto, oculto, indeterminado e oração sem sujeito.

 Leitura dos livros :

O mágico de OZ
O patinho feio
Os incríveis dinossauros- Período Cretáceo
Dinossauros em ação- Ataque e defesa
Peter Pan
Pinóquio


Pesquisa de palavras no dicionário
Bingo de letras



Fotos:


 

                                                                                                                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário