DINÂMICA 1-
BOM DIA!
-
Entrar na sala e dizer: BOM DIA!. De forma bem expressiva.
-
Esperar que a turma responda.
-
Dizer a turma: Quando eu disse bom dia, eu desejei a todos, muita
saúde, muita tranquilidade e bons estudos!.
-
Questionar:
quando
responderam o meu bom dia, o que vocês, de fato, desejaram-me?
Deixar
que o grupo se manifeste.
Todos
pensaram em tudo isso que estão dizendo que o bom dia de vocês significou?
Muitas
vezes apenas a nossa boca diz BOM DIA! Não pensamos no que isso significa.
- O
que é necessário para que tenhamos um BOM DIA!
DINÂMICA 2 – APRESENTAÇÃO
Organização do ambiente: colar uma fita adesiva no chão,
dividindo o espaço ao meio;
dividir o grupo em dois subgrupos;
cada
subgrupo deve se posicionar de um lado do espaço, que foi dividido ao meio;
Processo: os participantes devem obedecer às ordens do professor/ monitor à medida que ele as anuncie.
Professor/ Monitor:
1- quem
tiver o nome começado por M, fique na linha. (pedir que cada um diga o nome e
saia da linha).
2- quem
gosta de música sertaneja, fique na linha(cada um diz sua música favorita)
3- quem
tiver o nome começado por A, fique na linha.
4- quem
não gosta do professor, fique na linha (caso
alguém fique na linha, perguntar o porque?).
5- quem
tem o nome começado por J, fique na linha.
6- Quem
considera o professor um amigo/ irmão , fique na linha
Sugestões para intercalar as letras:
-
quem gosta de dançar, fique na linha (gosta de
dançar algum ritmo específico?)
-
quem não gosta de abraço , fique na linha (NÃO
GOSTA??? )
-
quem gosta de ler romances, fique na linha (qual
o melhor romance que você leu? Quem é o autor?)
-
quem gosta de ler jornais, fique na linha.( qual
o jornal que você mais gosta?)
-
quem tem
um belo sorriso, fique na linha.
-
quem está disponível para novas amizades, fique
na linha.
-
Ir chamando as letras até que todos tenham se
apresentado.
TRABALHO EM GRUPO:
Dividir a turma em 6 grupos. (cada participante recebe um
número, 1-2-3-4-5-6 e depois se agrupam por número: grupo do número 1, grupo do
número 2...).
Atividade
1- Siga o código e sublinhe o sujeito, se estiver expresso.
(1) Sujeito simples
(2) Sujeito composto
(3) Sujeito oculto
(4) Sujeito indeterminado
(5) Oração sem sujeito
(2) Sujeito composto
(3) Sujeito oculto
(4) Sujeito indeterminado
(5) Oração sem sujeito
( ) Professor, querem sair mais cedo.
( ) Amigos e oponentes verdadeiros estão sempre atentos.
( ) Alguém bateu à porta.
( ) Trata-se de uma matéria importante.
( ) Não gostei!
( ) Há alunos estudiosos nesta sala.
( ) Vende-se esta casa.
( ) Amigos e oponentes verdadeiros estão sempre atentos.
( ) Alguém bateu à porta.
( ) Trata-se de uma matéria importante.
( ) Não gostei!
( ) Há alunos estudiosos nesta sala.
( ) Vende-se esta casa.
2- Escreva novos exemplos de sujeito simples, composto,
oculto, indeterminado e oração sem sujeito.
Leitura dos livros :
O mágico de OZ
O patinho feio
Os incríveis dinossauros- Período Cretáceo
Dinossauros em ação- Ataque e defesa
Peter Pan
Pinóquio
Pesquisa de palavras no dicionário
Bingo de letras
Fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário