sábado, 24 de agosto de 2013

22 e 23 de Agosto PME-Letramento

Pronomes Pessoais

Tanto na fala quanto na escrita estão envolvidas três pessoas do discurso:
  • a 1ª pessoa: aquele que fala (eu, nós), o locutor;
  • a 2ª pessoa: aquele com quem se fala (tu, vós) o locutário;
  • a 3ª pessoa: aquele de quem se fala (ele, ela, eles, elas), o assunto ou referente.
As palavras EU, TU, ELE, NÓS, VÓS, ELES são pronomes pessoais. São denominados desta forma por terem a característica de sustituírem os nomes, ou seja, os substantivos.
Vejamos:
Não sei que presente dar no aniversário da mamãe…
Não sei que presente dar no aniversário dela
Os pronomes pessoais designam diretamente uma das pessoas do discurso, seja no singular (eu, tu, ele) ou no plural (nós, vós, eles). Dessa maneira, podemos definir:
PRONOMES PESSOAIS são aqueles que indicam as três pessoas do discurso.
Os pronomes pessoais classificam-se em retos oblíquos, de acordo com a função que desempenham na oração.
RETOS: assumem na oração as funções de sujeito ou predicativo do sujeito.
Ex: Eu não cansei de correr! (sujeito do verbo cansar)
OBLÍQUOS: assumem as funções de complementos, como o objeto direto, o objeto indireto, o agente da passiva, ocomplemento nominal.
Ex: Há anos ele não se move tão rápido! (complemento do verbo mover)
Vejamos um quadro com os pronomes pessoais da língua portuguesa:
PRONOMES PESSOAIS
Número
Pessoa
Retos
Oblíquos
Átonos (usados sem preposição)
Tônicos (usados com preposição)
Singular
Eu
me
mim, comigo
Tu
te
ti, contigo
Ele/ela
o, a, lhe, se
si, ela, ele, consigo
Plural
Nós
nos
nós, conosco
Vós
vos
vós, convosco
Eles/elas
os, as, lhes, se
si, eles, elas, consigo
FONTES:
CEREJA, William Roberto. Português: Linguagens: volume 2: ensino médio / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. – 5. ed. – São Paulo: Atual, 2005.
ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramática Normativa da Língua Portuguesa: prefácio de Serafim da Silva Neto. – 45ª ed. – Rio de Janeiro: José Olympio, 2006.

 Equipe:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Exercício sobre os Pronomes

1.     Troque a palavra destacada por uma do quadro:

ele - elas - nós - eles

a) Júlio não quer mais brincar. __________________________
b) Eu e Lúcia temos quatro irmãos.  ___________________________
c) Juliano, Paulo e Afonso foram ao parque. ________________________
d) As meninas viajaram para Guarabira. _______________________________

2.     Complete as frases com uma das palavras: eu - tu - eles – nós
a)     ___________________ vão se comportar melhor.
b)    ___________________ jogamos todo o campeonato.
c)     ___________________ vieste saber da mudança?
d)    ___________________ não quero brincar com vocês.

3.     Passe as frases para o plural, observando as palavras destacadas:
a)  Ela é minha amiga. _____________________________________
b)  Eu estudo na parte da manhã. ___________________________
c)  Ele esqueceu a caneta na escola.  _________________________

3. Associe:

( a ) nós               ( b ) eles               ( c ) elas

       (    ) eu + ele     (    ) eu + ela     (    ) eu + tu          (    ) eu + eles ou elas
     (    ) ele + ele     (    ) ele + ela      (    ) ela + ela

4. Circule os pronomes pessoais:

a)     Eu e  Josefina vamos visitar você.
b)    Ele só quer saber de brincar.
c)     A senhorita vai ao passeio que eles planejaram?


Dinâmica do terremoto


Material: Para essa dinâmica só é necessário um espaço livre para que as pessoas possam se movimentar

Descrição: Dividir em grupos de três pessoas lembre-se que deverá sobrar um. Cada grupo terá 2 paredes e 1 morador. As paredes deverão ficar de frente uma para a outra e dar as mãos (como no túnel da quadrilha da Festa Junina), o morador deverá ficar entre as duas paredes. A pessoa que sobrar deverá gritar uma das três opções abaixo:

MORADOR!!! - Todos os moradores trocam de "paredes", devem sair de uma "casa" e ir para a outra. As paredes devem ficar no mesmo lugar e a pessoa do meio deve tentar entrar em alguma "casa", fazendo sobrar outra pessoa.

PAREDE!!! - Dessa vez só as paredes trocam de lugar, os moradores ficam parados. Obs: As paredes devem trocar os pares. Assim como no anterior, a pessoa do meio tenta tomar o lugar de alguém.

TERREMOTO!!! - Todos trocam de lugar, quem era parede pode virar morador e vice-versa. Obs: NUNCA dois moradores poderão ocupar a mesma casa, assim como uma casa também não pode ficar sem morador. Repetir isso até cansar...

Conclusão: Como se sentiram os que ficaram sem casa? Os que tinham casa pensaram em dar o lugar ao que estava no meio?  Sugestão: Quanto menor o espaço melhor fica a dinâmica, é muito divertido!!!


Textos reflexivo: OS QUE FAZEM A DIFERENÇA!
            Conta-se que após um feriado prolongado, o professor entrou na sala da Universidade para dar sua aula, mas os alunos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral. Depois de tentar, educadamente, por várias vezes, conseguir a atenção dos alunos para a aula, o professor perdeu a paciência e disse: “Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez”. Um silêncio carregado de culpa se instalou na sala e o professor continuou.” Desde que comecei a lecionar, e isso já faz muitos anos, descobri que nós professores trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que, de cada cem alunos apenas cinco fazem realmente alguma diferença no futuro. Apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil.
O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão que, de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença. De cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; de 100 conhecidos, quando muito, 5 são verdadeiros amigos, fraternos e de absoluta confiança. E podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais.
É uma pena não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora. Assim, então, teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranquilo, sabendo ter investido nos melhores. Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto.
Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. “Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje”. O silêncio se instalou na sala e o nível de atenção foi total. Afinal, nenhum dos alunos desejava fazer parte do “resto”, e sim, do grupo daqueles que realmente fazem a diferença. Mas, como bem lembrou o sábio professor, só o tempo dirá a que grupo cada um pertencerá. Só a atuação diária de cada pessoa a classificará, de fato, num ou noutro grupo.
Pense nisso! Se você deseja pertencer ao grupo dos que realmente fazem a diferença, procure ser especial em tudo o que faz. Desde um simples bilhete que escreve, às coisas mais importantes, faça com excelência. Seja fazendo uma faxina, atendendo um cliente, cuidando de uma criança ou de um idoso, limpando um jardim ou fazendo uma cirurgia, seja especial. Para ser alguém que faz a diferença, não importa o que você faz, mas como faz. Ou você faz tudo da melhor forma possível, ou fará parte do “resto”.
Pense nisso e seja alguém que faz a diferença… Alguém que com sua ação torna a vida das pessoas melhores.
(autoria desconhecida)

Para pensar...

Fotos








sábado, 3 de agosto de 2013

Oficinas de Letramento realzados nos dias 01º e 02 de Agosto



OS TRÊS CONSELHOS - EMOCIONANTE
Um casal de jovens recém-casados, era muito pobre e vivia de favores num sítio do interior. Um dia o marido fez a seguinte proposta para a esposa:  "Querida eu vou sair de casa, vou viajar para bem longe, arrumar um emprego e trabalhar até ter condições para voltar e dar-te uma vida mais digna e confortável. Não sei quanto tempo vou ficar longe, só peço uma coisa, que você me espere e enquanto eu estiver fora, seja FIEL a mim, pois eu Serei fiel a você".
 Assim sendo, o jovem saiu.
 Andou muitos dias a pé, até que
encontrou um fazendeiro que estava precisando de alguém para ajudá-lo em sua fazenda. O jovem chegou e ofereceu-se para trabalhar, no que foi aceito. Pediu para fazer um pacto com o patrão, o que também foi aceito. O pacto foi o seguinte: "me deixe trabalhar pelo tempo que eu quiser e quando eu achar que devo ir, o senhor me dispensa das minhas obrigações.
EU NÃO QUERO RECEBER O MEU SALÁRIO.
Peço que o senhor o coloque na poupança até o dia em que eu for embora.
No dia em que eu sair o senhor me dá o dinheiro e eu sigo o meu caminho".
Tudo combinado. Aquele jovem trabalhou DURANTE VINTE ANOS, sem férias e sem descanso.
Depois de vinte anos chegou para o patrão e disse:
 "Patrão, eu quero o meu dinheiro, pois estou voltando para a minha casa". O patrão então lhe respondeu:
"Tudo bem, afinal, fizemos um pacto e vou cumpri-lo, só que antes quero lhe fazer uma proposta, tudo bem?
-- Eu lhe dou o seu dinheiro e você vai embora, ou LHE DOU TRÊS CONSELHOS e não lhe dou o dinheiro e você vai embora.
Se eu lhe der o dinheiro eu não lhe dou os conselhos, se eu lhe der os conselhos, eu não lhe dou o dinheiro.
Vá para o seu quarto, pense e depois me dê a resposta".
Ele pensou durante dois dias, procurou o patrão e disse-lhe:
 "QUERO OS TRÊS CONSELHOS".
O patrão novamente frisou:
 "Se lhe der os conselhos, não lhe dou o dinheiro".
E o empregado respondeu:
"Quero os conselhos". O patrão então lhe falou:
1. "NUNCA TOME ATALHOS EM SUA VIDA. Caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida.
2. NUNCA SEJA CURIOSO PARA AQUILO QUE É MAL, pois a curiosidade para o mal pode ser mortal.
3. NUNCA TOME DECISÕES EM MOMENTOS DE ÓDIO OU DE DOR, pois você pode se arrepender e ser tarde demais.
" Após dar os conselhos, o patrão disse ao rapaz, que já não era tão jovem assim:
 "AQUI VOCÊ TEM TRÊS PÃES, dois para você
comer durante a viagem e o terceiro é para comer com sua esposa quando chegar a sua casa".
O homem então, seguiu seu caminho de volta, depois de vinte anos longe de casa e da
esposa que ele tanto amava.
Após o primeiro dia de viagem, encontrou um andarilho que o cumprimentou e lhe perguntou:
 "Para onde você vai?" Ele respondeu:
"Vou para um lugar muito distante que fica a mais de vinte dias de caminhada por essa estrada".
O andarilho disse-lhe então: "Rapaz, este caminho é muito longo, eu conheço um atalho que é dez, e você chega em poucos dias".
O rapaz contente, começou a seguir pelo atalho, quando lembrou-se do primeiro conselho, então voltou e seguiu o caminho normal.
Dias depois soube que o atalho levava a uma emboscada.
Depois de alguns dias de viagem, cansado ao extremo, achou uma pensão à beira da estrada, onde pode hospedar-se.
 "Pagou" a diária e após tomar um banho deitou-se para dormir.
De madrugada acordou assustado com um grito estarrecedor.
Levantou-se de um salto só e dirigiu-se à porta para ir até o local do grito.
 Quando estava abrindo a porta, lembrou-se do segundo conselho.
Voltou, deitou-se e dormiu. Ao amanhecer, após tomar café, o dono da hospedagem lhe perguntou se ele não havia ouvido um grito e ele disse que tinha ouvido.
O hospedeiro: e você não ficou curioso?
Ele disse que não. No que o hospedeiro respondeu:
VOCÊ É O PRIMEIRO HÓSPEDE A SAIR DAQUI VIVO, pois meu filho tem crises de loucura, grita durante a noite e quando o hóspede sai, mata-o e enterra-o no quintal.
O rapaz prosseguiu na sua longa jornada, ansioso por chegar a sua casa.
Depois de muitos dias e noites de caminhada... já ao entardecer, viu entre as árvores a fumaça de sua casinha, andou e logo viu entre os arbustos a silhueta de sua esposa.
Estava anoitecendo, mas ele pode ver que ela não estava só. Andou mais um pouco e viu que ela tinha no seu colo, um homem a quem estava acariciando os cabelos. Quando viu aquela cena, seu coração se encheu de ódio e amargura e decidiu-se a correr de encontro aos dois e a matá-los sem piedade.
Respirou fundo, apressou os passos, quando lembrou-se do terceiro conselho. Então parou, refletiu e decidiu dormir aquela noite ali mesmo e no dia seguinte tomar uma decisão.
Ao amanhecer, já com a cabeça fria, ele disse:
- "NÃO VOU MATAR MINHA ESPOSA E NEM O SEU AMANTE.
Vou voltar para o meu patrão e pedir que ele me aceite de volta.
Só que antes, quero dizer a minha esposa que eu sempre FUI FIEL A ELA".
 Dirigiu-se à porta da casa e bateu. Quando a esposa abre a porta e o reconhece, se atira em seu pescoço e o abraça afetuosamente.
 Ele tenta afastá-la, mas não consegue. Então com as lágrimas nos olhos lhe diz: - "Eu fui fiel a você e você me traiu...
Ela espantada lhe responde: - "Como? eu nunca lhe trai, esperei durante esses vintes anos.
 Ele então lhe perguntou: - "E aquele homem que você estava acariciando ontem ao entardecer?
E ela lhe disse: - "AQUELE HOMEM É NOSSO FILHO.
Quando você foi embora, descobri que estava grávida.
Hoje ele está com vinte anos de idade".
Então o marido entrou, conheceu, abraçou o filho e contou-lhes toda a sua história, enquanto a esposa preparava o café.
Sentaram-se para tomar café e comer juntos o último pão.
 APÓS A ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO, COM LÁGRIMAS DE EMOÇÃO, ele parte o pão e ao abri-lo, encontra todo o seu dinheiro, o pagamento por seus vinte anos de dedicação.
Muitas vezes achamos que o atalho "queima etapas" e nos faz chegar mais rápido, o que nem sempre é verdade...
Muitas vezes somos curiosos, queremos saber de coisas que nem ao menos nos dizem respeito e que nada de bom nos acrescentará...
Outras vezes, agimos por impulso, na hora da raiva, e fatalmente nos arrependemos depois...
Espero que você, não se esqueça desses três conselhos e não se esqueça também de CONFIAR (mesmo que a vida muitas vezes já tenha te dado motivos para a desconfiança).



 Exercício
1.      Qual o nome do filme
2.      Local onde vivia o casal de Jovens recém-casados
3.      Um dia o marido fez a seguinte proposta para a esposa, que proposta foi esta?
4.       O que o marido pediu para esposa quando decidiu partir?
5.      Após andar muitos dias a pé o jovem encontrou um fazendeiro que precisava de alguém para ajuda-lo na fazenda, estão conseguiu o tão sonhado trabalho, e imediatamente fez um pacto com o patrão que acordo foi este?
6.      Quantos anos aquele jovem trabalhou, sem férias e sem descanso?.
7.      O que o jovem disse ao padrão após os anos trabalhados?
8.      Que proposta o patrão fez para o jovem, quando ele decidiu partir?
9.      Quantos dias ele ficou pensando na proposta?
10.  Transcreva os três conselhos.
11.  Escreva um breve resumo do filme mostrando o que aconteceu durante o retorno do jovem para sua casa.
Bom trabalho!








FELICIDADE - Você já pensou no sentido desta palavra? Talvez sim, Talvez não. Geralmente, o que se ouve é que felicidade não existe que o quê existem são apenas momentos felizes. Aí, eu lhe pergunto: SERÁ MESMO? Na verdade, a felicidade real e concreta está dentro de cada um de nós. Só que, para reconhecê-la como verdadeira, faz-se necessário uma análise de vida... Você já reparou nas coisas boas que a cercam? Já observou que a vida é um fluir contínuo como as águas de um rio, no qual você navega, só que, muitas vezes, contra a correnteza? Você tem dentro de si muitas resistências e uma delas se desenvolveu contra o "ser feliz" atualmente o que li faria feliz e veríamos um sorriso seu, prezado(a) amigo(a).
De:_________________
Para: _______________                                                                                             
 Seja Bem-vindo (a)!


 





A leitura é uma viagem fantástica ao mundo do conhecimento. O simples ato de ler transforma a nossa forma de pensar e de ver o mundo. A leitura é uma porta aberta para novas descobertas. A riqueza dos conhecimentos adquiridos com o hábito de ler é a base para grandes aprendizagens. 



LER SEMPRE
(MÚSICA DE HELENA CABRAL)
LER, LER VAMOS LER
LER, LER É SABER
LER, LER É PRECISO LER
LER, LER É APRENDER
LER, LER É SONHAR
LER, LER É VIAJAR
LER, LER É EMOCIONAR
LER, LER É CONQUISTAR
O LIVRO É O PROFESSOR DO PROFESSOR
QUEM ESCREVE LIVRO É ESCRITOR
PARA ESCREVER UM LIVRO
QUANTOS OUTROS FORAM PRECISOS?
O LIVRO É SÓ O COMEÇO DE UMA HISTÓRIA
É O ESPELHO DA MEMÓRIA
REGISTRO DE CONHECIMENTO
AO LONGO DO TEMPO