Dinâmica: Júri Simulado
Objetivos:
1- Estudar e debater um tema, levando todos os participantes
do grupo se envolverem e tomar uma posição.
2- Exercitar a expressão e o raciocínio.
3- Desenvolver o senso crítico:
Participantes:
(Funções)
Juiz: Dirige e coordena o andamento do
júri.
Advogado de
acusação: Formula as acusações contra o réu ou ré
.Advogado de
defesa: Defende o réu ou ré e responde às acusações formuladas
pelo advogado de acusação.
Testemunhas: Falam a favor ou contra o réu ou ré,
de acordo com o que tiver sido combinado, pondo em evidência as
contradições e enfatizando osargumentos fundamentais.
Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir
vota: Culpado ouinocente,definindo a pena. A quantidade do corpo de jurados
deve ser constituído por número impar:(3, 5 ou 7)
Público: Dividido em dois grupos da defesa e
da acusação, ajudam seus advogados a prepararem os argumentos para acusação ou
defesa.
Durante o juri,
acompanham em silêncio.
Passos:1- Coordenador apresenta o assunto e a questão a ser
trabalhada.
2- Orientação para os participantes.
3- Preparação para o júri.
4- Juiz abre a sessão.
5- Advogado de acusação (promotor) acusa o réu ou
ré (a questão em pauta).
6- Advogado de defesa, defende o réu ou a ré.
7- Advogado de acusação toma a palavra e continua a acusação.
8- Intervenção de testemunhas, uma de acusação.
9- Advogado de defesa, retoma a defesa.
10- Intervenção da testemunha de defesa.
11- Jurados decidem a sentença, junto com o juiz.
12- O público, avalia o debate entre os advogados, destacando
o que foi bom,o que faltou.
13- Leitura e justificativa da sentença pelo juiz.
Avaliação:- Que proveito tiramos da dinâmica?- O que
mais nos agradou?- Como nos sentimos?- O que podemos melhorar?
O
uso dos porquês é um assunto muito discutido e
traz muitas dúvidas. Com a análise a seguir, pretendemos esclarecer o emprego
dos porquês para que não haja mais imprecisão a respeito desse assunto.
Por que
O por que tem dois empregos diferenciados:
Quando for a junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinidoque, possuirá o significado de “por qual razão” ou “por qual motivo”:
Exemplos: Por que você não vai ao cinema? (por qual razão)
Não sei por que não quero ir. (por qual motivo)
Quando for a junção da preposição por + pronome relativo que, possuirá o significado de “pelo qual” e poderá ter as flexões: pela qual, pelos quais, pelas quais.
Exemplo: Sei bem por que motivo permaneci neste lugar. (pelo qual)
Por quê
Quando vier antes de um ponto, seja final, interrogativo, exclamação, o por quê deverá vir acentuado e continuará com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”.
Exemplos: Vocês não comeram tudo? Por quê?
Andar cinco quilômetros, por quê? Vamos de carro.
Porque
É conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de “pois”, “uma vez que”, “para que”.
Exemplos: Não fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova. (pois)
Não vá fazer intrigas porque prejudicará você mesmo. (uma vez que)
Porquê
É substantivo e tem significado de “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.
Exemplos: O porquê de não estar conversando é porque quero estar concentrada. (motivo)
Diga-me um porquê para não fazer o que devo. (uma razão)
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