segunda-feira, 15 de julho de 2013

Momentos lúdicos nas oficinas de LETRAMENTO e Laboratório, feiras e projetos científicos



Amor e vida
(dinâmica em grupo)
Desenvolvimento: separar as pessoas em grupos iguais e identificar um grupo com o nome de Amor e o outro com o nome de vida. Pedir que cada pessoa de um grupo fique com uma pessoa do outro grupo. Cada vez que um nome for chamado deve responder oi e fazer o gesto relativo ao que o assessor falar.

Peça para a turma que fique em pares, só um que seja a vida e outro o amor.


AMOR: oi pergunte para vida qual é o seu nome?
VIDA: pergunte para o amor qual é o seu nome?
AMOR: demonstre para sua vida que você está feliz, dê um abraço nela.
AMOR: oi pergunte para vida; oi pegue na mão do seu amor.
AMOR: oi pergunte pra a sua vida se ela tem outro amor.
VIDA: oi! Pergunte para sua vida qual o significado do amor para ela?
VIDA: comece a chorar .
AMOR: não deixe sua vida chorar ajude-a .
VIDA: você ficou triste, alegre-se.
AMOR: não deixe sua vida escapar pegue pela mão dela.
VIDA: liberte-se dessa dor e vá em busca de outro amor.
AMOR: oi pergunte a sua nova vida qual é o nome dela.

VIDA: não seja ingrata e demonstre que está feliz e abrace seu novo amor.
AMOR: fale para a sua vida que você está muito feliz em vê-la.
VIDA: seu verdadeiro amor a chama, volte pra o seu primeiro amor.
AMOR: fale para sua vida que estava com muitas saudades.
VIDA: fale pra o seu amor que você esta muito feliz em vê-lo .
AMOR: batam palmas para sua vida.
VIDA: faça o mesmo, bata palmas para o seu amor.
AMOR E A VIDA: oi batam palmas porque só assim podemos ver essas duas coisas que são muito importantes para o ser humano

 Laços de Amizade
Monitores e alunos: Tiago Muniz, Micaele ,Weslei, Adrian

O Objetivo desta dinâmica é avaliar as qualidades das pessoas, ou como os membros de um grupo veem uns aos outros, dando oportunidade reconhecimento de certos sentimentos e revelações, causando um impacto muito interessante entre os participantes. Serve também para revelar pessoas escolhidas para determinada tarefa. Esta dinâmica também é apropriada para se descobrir ou revelar as afinidades das pessoas dentro do grupo. Experimente!

Início: O monitor vai eleger o primeiro e deixar que os demais sejam escolhidos por cada um. Com o presente nas mãos diz (exemplo): Meus irmãos, escolhi este momento para sugerir as pessoas que se destacaram neste encontro (ou ano), e não gostaria de fazer sozinho; quero contar com a colaboração de todos. Gostaria também de aproveitar este momento para satisfazer um desejo que há muito venho alimentando. Gostaria de presentear uma pessoa muito especial, que durante (o ano ou o encontro) se destacou, tornando-se merecedora de toda minha gratidão. Essa pessoa tem sido um(a )grande amig@ e companheiro(a), nos aproximando tanto, que hoje posso dizer que eu a amo muito e quero nomeá-la com o título de “Anjo da Guarda”. (Abraça a pessoa, entrega o presente e pede que abra o presente)
1º Cartão – Anjo da Guarda
PARABÉNS! Você é muito especial para todos nós! O seu Jeito de ser, suas atitudes, suas escolhas e sua disposição fez com que o escolhêssemos como nosso Anjo da Guarda. O Anjo da Guarda é aquele que faz tudo que lhe pedirem. Para selar este momento quero lhe presentear, não com o conteúdo deste embrulho, mas com o meu reconhecimento, amor e orações para que você possa escolher alguém para animar a nossa vida. Escolha com muita atenção, pois este presente é para esta pessoa.
Ao repassar o presente, a pessoa que recebe deve ouvir o parágrafo 2 e assim por diante:

2º Cartão - Animador
Alegria, alegria! A nossa vida é uma festa e precisa muito de pessoas como você para transmitir otimismo e alto astral. A sua alegria nos contagiou! Você foi escolhido para alegrar os nossos encontros. Pessoas alegres como você animam o nosso ser de maneira que, com certeza, a sua felicidade esta mais em dar do que em receber. Escolha a pessoa mais INTELIGENTE para ser secretário (a), em sua opinião e faça a Felicidade dele!
3º Cartão - secretário
A inteligência nos foi dada por Deus. É um talento que muita gente tem mais não sabe como usar. Você é inteligente e foi escolhido para secretariar nossos encontros. Parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento, pois muitas pessoas são inteligentes e a sociedade, com seus bloqueios de desigualdade, impede que eles desenvolvam sua própria inteligência. Sua primeira missão como secretário será escolher uma pessoa . Passe-o a quem lhe transmite PAZ.
4º Cartão - Relações Humanas
 O mundo inteiro clama por paz e você gratuitamente transmite esta tão grande riqueza. O relacionamento humano necessita de pessoas que saibam manter a calma em todos os momentos da vida. Parabéns! Você foi a escolhida! Você está fazendo falta às grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. Enquanto você está aqui transmita-nos a sua Paz, passando o presente para aquele que sabe fazer amizade, o nosso CONTATO.
5º Cartão - CONTATO
Um contato é também aquele que acolhe. A acolhida em muitos grupos deixa muito a desejar. A pessoa que acolhe tem que ser descontraída, dinâmica, simpático e acolhedor. Tem que ser um verdadeiro “Amigo”. Parabéns! Amigo é aquele que sabe dar e receber. O presente que você recebeu deve ser dado àquele que será o Tesoureiro do grupo.
6º Cartão – Tesoureiro
Precisa unir honestidade e competência para cuidar de um Tesouro. Somar talento, diminuir pessimismo, dividir tarefas para multiplicar resultados positivos, tarefa para alguém muito especial como você. Parabéns. Use a sua competência para entregar este presente àquele que será o seu Líder.
7º Cartão - LIDER
 Líderes são pessoas que sabem guiar, orientar e dirigir pessoas ou grupos, com capacidade, dinamismo e segurança. Junto de você que é líder nos sentimos seguros e confiamos em tudo o que você diz e resolve fazer. Confiamos muito em você, que é líder, para dar o presente para todos nós.



Reflexão - Deus existe?


Alemanha, início de século 20. Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta:

- Deus criou tudo o que existe?

Um aluno respondeu valentemente:

- Sim Ele criou!

- Deus criou tudo? Perguntou novamente o professor.

- Sim senhor. Respondeu o jovem.

O professor respondeu:

- Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe e, partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mal?

O jovem ficou calado diante de tal argumento e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era um mito.

Outro estudante levantou a mão e disse:

- Posso fazer uma pergunta professor?

- Lógico. Foi a resposta do professor.

O jovem ficou em pé e perguntou:

- Professor, o frio existe?

- Que pergunta é essa? Lógico que o frio existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?

O rapaz respondeu:

- De fato, senhor, o frio não existe! Segundo as leis da física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é suscetível de estudo quando possui ou transmite energia; o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos esta definição para descrever como nos sentimos se não temos calor.

- E existe escuridão? Continuou o estudante.

O professor respondeu:

- Existe.

O estudante respondeu:

- Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz. A luz pode-se estudar, a escuridão não! Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não! Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz. Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim? Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontecer quando não há luz presente.

Finalmente o jovem perguntou ao professor:

- Senhor o mal existe?

- Claro que sim, lógico que existe, como disse no começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo. Essas coisas são o mal.

O estudante respondeu:

- O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou como o amor que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.

Por volta dos anos 1900 este jovem foi aplaudido de pé e o professor apenas balançou a cabeça permanecendo calado.

Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou: Qual o seu nome, meu rapaz?

Ele respondeu:

- Albert Einstein

Fonte: O nosso Jornal
Distribuição de junho de 2009











Nenhum comentário:

Postar um comentário