sábado, 24 de agosto de 2013

22 e 23 de Agosto PME-Letramento

Pronomes Pessoais

Tanto na fala quanto na escrita estão envolvidas três pessoas do discurso:
  • a 1ª pessoa: aquele que fala (eu, nós), o locutor;
  • a 2ª pessoa: aquele com quem se fala (tu, vós) o locutário;
  • a 3ª pessoa: aquele de quem se fala (ele, ela, eles, elas), o assunto ou referente.
As palavras EU, TU, ELE, NÓS, VÓS, ELES são pronomes pessoais. São denominados desta forma por terem a característica de sustituírem os nomes, ou seja, os substantivos.
Vejamos:
Não sei que presente dar no aniversário da mamãe…
Não sei que presente dar no aniversário dela
Os pronomes pessoais designam diretamente uma das pessoas do discurso, seja no singular (eu, tu, ele) ou no plural (nós, vós, eles). Dessa maneira, podemos definir:
PRONOMES PESSOAIS são aqueles que indicam as três pessoas do discurso.
Os pronomes pessoais classificam-se em retos oblíquos, de acordo com a função que desempenham na oração.
RETOS: assumem na oração as funções de sujeito ou predicativo do sujeito.
Ex: Eu não cansei de correr! (sujeito do verbo cansar)
OBLÍQUOS: assumem as funções de complementos, como o objeto direto, o objeto indireto, o agente da passiva, ocomplemento nominal.
Ex: Há anos ele não se move tão rápido! (complemento do verbo mover)
Vejamos um quadro com os pronomes pessoais da língua portuguesa:
PRONOMES PESSOAIS
Número
Pessoa
Retos
Oblíquos
Átonos (usados sem preposição)
Tônicos (usados com preposição)
Singular
Eu
me
mim, comigo
Tu
te
ti, contigo
Ele/ela
o, a, lhe, se
si, ela, ele, consigo
Plural
Nós
nos
nós, conosco
Vós
vos
vós, convosco
Eles/elas
os, as, lhes, se
si, eles, elas, consigo
FONTES:
CEREJA, William Roberto. Português: Linguagens: volume 2: ensino médio / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. – 5. ed. – São Paulo: Atual, 2005.
ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramática Normativa da Língua Portuguesa: prefácio de Serafim da Silva Neto. – 45ª ed. – Rio de Janeiro: José Olympio, 2006.

 Equipe:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Exercício sobre os Pronomes

1.     Troque a palavra destacada por uma do quadro:

ele - elas - nós - eles

a) Júlio não quer mais brincar. __________________________
b) Eu e Lúcia temos quatro irmãos.  ___________________________
c) Juliano, Paulo e Afonso foram ao parque. ________________________
d) As meninas viajaram para Guarabira. _______________________________

2.     Complete as frases com uma das palavras: eu - tu - eles – nós
a)     ___________________ vão se comportar melhor.
b)    ___________________ jogamos todo o campeonato.
c)     ___________________ vieste saber da mudança?
d)    ___________________ não quero brincar com vocês.

3.     Passe as frases para o plural, observando as palavras destacadas:
a)  Ela é minha amiga. _____________________________________
b)  Eu estudo na parte da manhã. ___________________________
c)  Ele esqueceu a caneta na escola.  _________________________

3. Associe:

( a ) nós               ( b ) eles               ( c ) elas

       (    ) eu + ele     (    ) eu + ela     (    ) eu + tu          (    ) eu + eles ou elas
     (    ) ele + ele     (    ) ele + ela      (    ) ela + ela

4. Circule os pronomes pessoais:

a)     Eu e  Josefina vamos visitar você.
b)    Ele só quer saber de brincar.
c)     A senhorita vai ao passeio que eles planejaram?


Dinâmica do terremoto


Material: Para essa dinâmica só é necessário um espaço livre para que as pessoas possam se movimentar

Descrição: Dividir em grupos de três pessoas lembre-se que deverá sobrar um. Cada grupo terá 2 paredes e 1 morador. As paredes deverão ficar de frente uma para a outra e dar as mãos (como no túnel da quadrilha da Festa Junina), o morador deverá ficar entre as duas paredes. A pessoa que sobrar deverá gritar uma das três opções abaixo:

MORADOR!!! - Todos os moradores trocam de "paredes", devem sair de uma "casa" e ir para a outra. As paredes devem ficar no mesmo lugar e a pessoa do meio deve tentar entrar em alguma "casa", fazendo sobrar outra pessoa.

PAREDE!!! - Dessa vez só as paredes trocam de lugar, os moradores ficam parados. Obs: As paredes devem trocar os pares. Assim como no anterior, a pessoa do meio tenta tomar o lugar de alguém.

TERREMOTO!!! - Todos trocam de lugar, quem era parede pode virar morador e vice-versa. Obs: NUNCA dois moradores poderão ocupar a mesma casa, assim como uma casa também não pode ficar sem morador. Repetir isso até cansar...

Conclusão: Como se sentiram os que ficaram sem casa? Os que tinham casa pensaram em dar o lugar ao que estava no meio?  Sugestão: Quanto menor o espaço melhor fica a dinâmica, é muito divertido!!!


Textos reflexivo: OS QUE FAZEM A DIFERENÇA!
            Conta-se que após um feriado prolongado, o professor entrou na sala da Universidade para dar sua aula, mas os alunos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral. Depois de tentar, educadamente, por várias vezes, conseguir a atenção dos alunos para a aula, o professor perdeu a paciência e disse: “Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez”. Um silêncio carregado de culpa se instalou na sala e o professor continuou.” Desde que comecei a lecionar, e isso já faz muitos anos, descobri que nós professores trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que, de cada cem alunos apenas cinco fazem realmente alguma diferença no futuro. Apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil.
O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão que, de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença. De cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; de 100 conhecidos, quando muito, 5 são verdadeiros amigos, fraternos e de absoluta confiança. E podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais.
É uma pena não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora. Assim, então, teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranquilo, sabendo ter investido nos melhores. Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto.
Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. “Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje”. O silêncio se instalou na sala e o nível de atenção foi total. Afinal, nenhum dos alunos desejava fazer parte do “resto”, e sim, do grupo daqueles que realmente fazem a diferença. Mas, como bem lembrou o sábio professor, só o tempo dirá a que grupo cada um pertencerá. Só a atuação diária de cada pessoa a classificará, de fato, num ou noutro grupo.
Pense nisso! Se você deseja pertencer ao grupo dos que realmente fazem a diferença, procure ser especial em tudo o que faz. Desde um simples bilhete que escreve, às coisas mais importantes, faça com excelência. Seja fazendo uma faxina, atendendo um cliente, cuidando de uma criança ou de um idoso, limpando um jardim ou fazendo uma cirurgia, seja especial. Para ser alguém que faz a diferença, não importa o que você faz, mas como faz. Ou você faz tudo da melhor forma possível, ou fará parte do “resto”.
Pense nisso e seja alguém que faz a diferença… Alguém que com sua ação torna a vida das pessoas melhores.
(autoria desconhecida)

Para pensar...

Fotos








Nenhum comentário:

Postar um comentário